Conectado por

Educação

Tecnologia na educação infantil: como ela favorece a aprendizagem?


Compartilhe:

Publicado por

em

Pedagoga orienta sobre a melhor forma de associar ensino e plataformas digitais

Vivemos em uma era marcada pela presença constante da tecnologia em todos os aspectos da nossa vida, inclusive na educação. Nesse cenário, surge uma geração que já nasce conectada, que domina as ferramentas e os recursos digitais com naturalidade e que tem uma forma diferente de aprender e de se relacionar com o mundo.

As crianças se tornaram nativos digitais, vivendo num mundo em que não se imaginam sem a tecnologia dos tablets, smartphones e computadores. Os educadores perceberam que ela, inevitavelmente, precisa ser incluída nas salas de aula para tornar o ensino mais atrativo.

“A educação infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Nesse período, elas estão em constante descoberta do mundo e de si mesmas, e precisam de estímulos adequados para potencializar suas capacidades e habilidades. Nesse contexto, a tecnologia surge como uma aliada, mas também como um desafio, para os educadores e as famílias”, conta Bruna Vitorino, pedagoga e coordenadora do Kumon.

A segurança dos alunos no ambiente digital também é importante. “É primordial que se estabeleça uma supervisão ativa dos pais para evitar que as crianças acessem conteúdos inapropriados ou interajam com desconhecidos”, alerta Bruna. A pedagoga ainda orienta para a aplicação de configurações de privacidade, para que os pais possam fiscalizar o conteúdo dos filhos.

A integração de qualquer tipo de tecnologia na educação infantil deve ter um propósito no processo de aprendizagem, complementando as tradicionais formas de ensino. “A interatividade é o grande diferencial da tecnologia digital, e assim, os alunos podem ter suas necessidades adaptadas à sua evolução de aprendizado, com plataformas que oferecem feedback em tempo real, mostrando os acertos e pontos de atenção”, conta a pedagoga.

Usando a tecnologia como grande aliada na educação, o aprendizado se torna mais atrativo e inovador para os alunos. “O ensino ganha um potencial mais envolvente e eficaz porque, ao ser personalizado para cada aluno, ele se adapta ao seu ritmo de aprendizado”, relembra Bruna.

Hoje em dia, muitos pais se preocupam e controlam o tempo do uso de telas dos filhos nos momentos de lazer, o que não está errado, pois o uso excessivo pode afetar o desenvolvimento cognitivo da criança e a sua capacidade de desenvolver habilidades sociais. Porém, com um bom gerenciamento de horários e as plataformas de educação, o tempo com as telas pode ter maior qualidade e aproveitamento para vida da criança.

Após décadas de tradição com o método Kumon em papel, a rede apresenta uma nova experiência de estudo no formato digital por meio da ferramenta Kumon Connect. A plataforma oferece acessibilidade e comodidade para os alunos estudarem em seus tablets, da mesma forma que nos materiais de papel. É o mesmo material didático dos tradicionais bloquinhos, e os alunos farão os exercícios com uma caneta capacitiva, um dispositivo eletrônico que permite a escrita no tablet, mantendo assim a mesma rotina de estudo e o desenvolvimento da escrita.

Com o Kumon Connect, o orientador programa o material à medida que os alunos resolvem os exercícios na ferramenta, facilitando os dias de estudo no lar e o estudo nas férias. Assim, a ferramenta torna o processo de correção do material e a comunicação entre o orientador, o aluno e os pais, ainda mais ágil. Além disso, a família pode consultar o avanço e as conquistas da criança diretamente na ferramenta.

A rotina com o método Kumon também favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um aprendizado com mais disciplina, foco e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança, por meio do material didático próprio e exclusivo que é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que seja facilmente incluído no planejamento preparatório.

O Kumon oferece as disciplinas de inglês, matemática, português e japonês, para todas as idades.

Para mais informações acesse o site kumon.com.br 

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com